Salvador Bacarisse nasceu em Madrid, em 12 de setembro de 1898. Estudou no conservatório de Madrid onde teve professores como alberdi (piano) e C.Campo (composição). Paralelo às suas atividades como compositor, trabalhou na imprensa de Madrid como crítico musical.

Durante a Guerra Civil espanhola esteve em Valência e Barcelona, cidades onde seguia o governo republicano, sendo que nesta última cidade, na condição de representante do governo em assuntos musicais, organizou alguns concertos e óperas. Ao término da guerra, mudou-se para Paris, onde trabalhou durante muitos anos na rádio e televisão francesa. Bacarisse morreu em Paris, em 5 de agosto de 1963.

Figura importante no que se chamou "geração da República", obtendo prêmios por causa disso, foi, junto com Ernesto Halffter e Gustavo Pittaluga, representante da extrema vanguarda da música espanhola. Inicialmente impressionista, influenciado depois pelo Grupo dos Seis (Cocteau), de Paris e, finalmente, pelo "neo-romantismo", a sua extensa produção teve pouca repercussão internacional e parece não ter influenciado as jovens gerações espanholas.

Obras principais: Corrida de feria (balé), Charlot (ópera), Heraldos, Música sinfônica, Serenata, Improviso, Sinfonieta, Concerto Grosso para orquestra, 4 concertos e uma Balada para piano e orquestra, Fantasia para violino e orquestra, um concerto para violoncelo e outro para violão, além de música de câmara, piano solo, e um certo número de canções, sobre textos de Juan Ramón Jiménez, alberti e Cernuda, entre outros.

Bacarisse - Minha coleção