Hanns Eisler nasceu em Leipzig (alemanha), em 6 de julho de 1898. Apesar de ter sido aluno de Schönberg e de Webern, em Viena, quase não adotou, salvo algumas exceções, a técnica dodecafônica. Adversário resoluto da teoria da "arte pela arte", foi, em contrapartida, um apóstolo da arte compremetida.
Para ele, a música devia ser a expressão dos problemas políticos e sociais do nosso tempo, tal como o teatro Brecht. Entre 1933 e 1948, Eisler viveu nos Estados Unidos, especialmente em Hollywood, onde estudou sistematicamente os prolemas da música de filmes. A sua obra Compondo para filmes é, talvez, o que de mais inteligente escreveu sobre o assunto. Eisler morreu em Berlim, em 1962.
Escreveu uma ópera (Goliath), numerosas obras corais (entre as quais figuram cantatas sobre textos de Brecht e Silone), muitos lieder (entre eles Tagebuch para 3 vozes femininas, tenor, violino, piano e Hollywood liederbuch, que contém cerca de 200 melodias), música de cena para peças de Shaw e de Brecht (Galileu Galilei), música de filmes, uma Sinfonia de câmara. Compôs o hino da ex-alemanha Oriental.