John Field nasceu em Dublin (Irlanda), em 26 de julho de 1782. Filho e neto de músicos, foi sentado ao piano muito novo e quase à força. Depois, entrou como aprendiz para Clementi e Co., onde se tornou uma espécie de vendedor-demonstrador de pianos. Como pagamento de seus serviços, Clementi dava-lhe lições de piano.
Em 1802, levou-o consigo à Rússia, passando por Paris e pela alemanha. Mas, em 1803, Clementi voltou sozinho a Londres e Field fixou-se em São Petersburgo. Durante 30 anos, obetve aí e em Moscou, um enorme êxito, não só como virtuose, mas também como compositor. Entre 1832 e 1835, fez excursões importantes (Londres, Paris, Milão, Veneza, Nápoles). Mas, como a intemperança lhe tinha arruínado a saúde, ficou gravemente doente em Nápoles e morreu pouco depois de regressar a Moscou, em 23 de janeiro de 1837, após ter obtido os seus últimos triunfos em Viena.
Apesar da desigualdade da inspiração, Field abriu o caminho a Chopin, não só ao inaugurar o gênero do noturno para piano, mas também ao criar um estilo pianístico original, mais próximo de Chopin do que de Clementi. Escreveu composições para piano, entre elas 7 concertos, 4 sonatas, 18 noturnos e algumas obras instrumentais com piano.