Baldassare Gallupi nasceu na Ilha de Murano, próximo a Veneza, em 18 de outubro de 1706. Aluno de seu pai (barbeiro e violinista de teatro), quando tinha treze anos, a sua primeria ópera (Gli amici rivali) foi pateada em Chioggia. Então, decidiu aprender a sério o seu ofício na escola de Lotti. Em 1728, recomeçou a escrever óperas, ao que parece, com um certo êxito, uma vez que chegou a apresentar cinco no mesmo ano nos teatros de Veneza.

Mas foi entre 1750 e 1765 que compôs a maior parte das suas verdadeiras obras-primas, as óperas bufas sobre libretos de Goldoni (entre as quais figuram Il filosofo di campagna e O mundo da lua). Com exceção de algumas estadas em Londres (1741-1743) e em São Petersburgo (1766-1769), viveu em Veneza, onde se tornou mestre de capela de São Marcos e diretor do Conservatório degli Incurabili. Galuppi morreu em Veneza, em 3 de janeiro de 1785.

Nos belos finais das suas óperas, aperfeiçoou a unidade dramática procurada pelos músicos da escola napolitana (Leo, Logroscino), prenunciando os grandes conjuntos mozartianos. Escreveu uma centena de óperas (cerca de 40 bufas, 20 das quais sobre libretos de Goldoni e cerca de 60 sérias, estas últimas de interesse menor), árias para diversos pasticcios, cerca de 30 oratórios, 7 cantatas dramáticas, sonatas, concertos para cravo, concertos grossos.