Giovanni Bononcini nasceu em Modena (Itália) em 18 de julho de 1670. Menino prodígio, foi aluno de seu pai - Giovanni Maria Bononcini, teórico, compositor e mestre de capela - e de G.P.Colonna, em Bolonha. Aos quinze anos, publicou o seu Tratenimenti da camera Op. 1, para 2 violinos e violoncelo.
Viveu em Bolonha até 1691, depois residiu em Roma (1692-1697), onde compôs as primeiras óperas, em Viena (1699-1711), onde foi compositor da corte, em Berlim (1702 e 1704 - a convite da rainha Sofia Carlotta), em Londres, finalmente Paris e, sem dúvida, em Lisboa.
Tendo sido convidado para ir a Londres pela Real academia de Música, dirigida por Händel, tornou-se rival deste último, encorajado na competição por algumas grandes famílias, felizes por poderem contrapor um protegido ao do rei (Jorge de Hannover). G.Bononcini morreu em Viena, em 9 de julho de 1747.
Escreveu cerca de 30 óperas - entre elas, Cristo, Griselda, astarto, astianatte - numerosas serenatas e outras obras dramáticas de menor importância: oratórios - entre eles, Ezechia -, muitos motetos, salmos, madrigais, etc., uma grande quantidade de composições instrumentais - sinfonias, divertimentos, etc.