Gustave Charpentier nasceu em Dieuze, Lorena (França) em 25 de junho de 1860. Aluno de Massenet no Conservatório de Paris, ganhou o Grande Prêmio de Roma em 1887. a sua obra-prima, Louise - romance musical -, deve o seu enorme êxito a uma veia melódica fácil, bem como ao naturalismo e ao sentimentalismo do libreto - do próprio G.Charpentier. as personagens são pessaoas simples de todos os dias, tratadas com um realismo a que o teatro daquele tempo não estava habituado.
Na prespectiva do socialismo ingenuamente romântico que inspirava Louise, Charpentier fundou, em 1902, o Conservatório Popular de Mimi Pinson, que tinha como finalidade dar aos trabalhadores franceses um teatro musical popular. Aí formou, nomeadamente, uma orquestra de midinettes. Em 1913, foi eleito para o lugar de Massenet no Instituto. G.Charpentier morreu em Paris, em 18 de fevereiro de 1956.
Escreveu 2 óperas: Louise (1900) e Julien (1913), ambas estreadas na Ópera-Comique, Impressões da Itália para orquestra, a vida do poeta para solistas, coros e orquestra, melodias com acompanhamento de piano ou de orquestra.