George Gershwin nasceu no Brooklyn, Nova Iorque, a 26 de setembro de 1898. Filho de imigrantes judeus russos, estudou música em Nova Iorque, onde teve de trabalhar como pianista. Suas composições, especialmente aquelas para o cinema e o teatro, criaram um novo tipo de música norte-americana, com a introdução do jazz.
Esta foi a sua contribuição mais significativa, constituindo na elaboração de um estilo norte-americano original de música erudita. Para consegui-lo, foi o primeiro a trabalhar criadoramente os ritmos, as melodias e combinações instrumentais do jazz negro. Gershwin morreu em Hollywood, Califórnia, a 11 de julho de 1937.
Obras: Rapsódia em azul (1924), Concerto para piano em fá maior (1925), Um americano em Paris (1928) e Porgy e Bess (1935), esta última uma ópera inteiramente com personagens negros, considerada obra-prima do drama lírico.
Com letras do seu irmão Ira, compôs música de algumas das mais conhecidas comédias musicais da Broadway, como Lady be good (1924), Strike up the band (1927) e Of thee I sing (1931). Suas canções obtiveram imenso sucesso popular, desde a primeira, Swanee (1919), àquelas incluídas em Porgy and Bess, particularmente Summertime, I got plenty o'nuttin e It ain't necessarily so.