Reinhold Moritzovitch Gliere nasceu em Kiev (Ucrânia), em 11 de janeiro de 1875. Aluno de Taneief e de Ippolitov-Ivanof no conservatório de Moscou, começou, logo após a saída do conservatório, uma importante carreira de professor: entre os seus muitos alunos contam-se Miaskovsky, Prokofiev e Khatchathurian. Em 1913, foi nomeado diretor do conservatório de Kiev mas, em 1920, fixou-se em Moscou, onde participou ativamente na vida musical, nomeadamente, organizando concertos nas fábricas.
A sua obra (onde se combinam a influência dos clássicos russos e do folclore), os seus trabalhos científicos (principalmente sobre os folclores da Ucrânia e do azerbaijão) e a sua influência valeram-lhe as mais altas honras: presidente do comitê da União dos Compositores Soviéticos, doutor em ciências, dignatário da Ordem da Bandeira Vermelha e da Ordem de Mérito, e, finalmente, artista do povo da União Soviética. Gliere morreu em Moscou, em 23 de junho de 1956.
Escreveu 3 óperas, 6 bailados, 3 sinfonias, poemas sinfônicos e aberturas para orquestra, 3 quartetos para cordas, 175 peças para piano, 123 melodias.