Alois Hába nasceu em Vizovice, Morávia (Rep. Tcheca), em 21 de junho de 1893. Foi aluno de Novák, em Praga, de Schereker, em Viena, e concluiu os seus estudos em Berlim (acústica). Depois de ter sofrido profundamente a influência dos seus professores e mais ainda a de Schönberg, encontrou a sua vocação num atonalismo alargado, baseado num sistema temperado por 1/4 de tom ou 1/6 de tom (divisão da oitava em 24 ou 36 intervalos iguais).
A partir de 1923, ensinou música em 1/4 de tom (ctvrttónová hudba) no conservatório de Praga e mandou construir instrumentos em 1/4 de tom (piano, trompete, clarineta) e 1/6 de tom (harmônio), mas a sua aula foi suprimida em 1949. Formou alunos (tchecos e iugoslavos, sobretudo), criou um sistema de composição em 1/4 de tom, mas parece que a sua obra e as suas teorias não vieram a modificar o rumo da história da música. Hába morreu em Praga (Rep. Tcheca), em 18 de novembro de 1973.
Se os pequenos intervalos se instalarem nos nossos hábitos musicais, não será certamente mediante um academismo aparentado com o dodecafonismo serial, mas sobretudo graças à recente ploriferação das "músicas experimentais" livres (concreta, eletrônica, algorítmica, etc.).
Música tradicional em meios tons (em geral dodecafônica): a ópera Novo mundo (1935), coros para voz masculina, uma cantata pela paz; O caminho da vida para orquestra, peças para piano;
Música em 1/4 de tom: a ópera a mãe (1929), coros, 3 quartetos para cordas, suíte para clarineta, fantasias para clarineta e piano, para piano e viola, para piano e violoncelo, 5 suítes, 10 fantasias, uma sonata para piano, 2 suítes para violão, melodias com acompanhamento de violão;
Música em 1/6 de tom: a ópera O Teu reino aproxima-se, um quarteto para cordas, 6 peças para hermônio.
Publicou também um tratado: Neue harmonielehre des diatonischen, chromatischen, viertel, drittel und zwölftel-tonsystems (Leipzig, 1927)