Nascido em 18 de junho de 1717 como Jan Václav antonín Stamic, alterou seu nome posteriormente para Johann Wenzel anton Stamitz, durante o longo período que passou em Mannheim. Era compositor e violinista

Foi o pai de Carl Stamitz e anton Stamitz, também compositores. Sua música reflete a transição do período barroco para a era clássica.

Stamitz foi indicado para a corte de Mannheim em 1741 ou 1742. Em janeiro de 1742 Stamitz tocou em Mannheim como parte das festividades do casamento de Karl Theodor, que sucedeu seu tio Karl Philipp como Eleitor pouco tempo depois.

Provavelmente por volta do final do ano de 1754 Stamitz fez uma longa jornada a Paris, talvez a convite do patrono musical alexandre Le Riche de La Poupelinière, com quem ficou hospedado. Stamitz apresentou-se publicamente em Paris pela primeira vez em setembro de 1754. O sucesso de Stamitz em Paris o levou a publicar seus Trios Orquestrais, Op. 1, e possivelmente outras publicações com vários editores parisienses.

Stamitz provavelmente retornou a Mannheim durante o outono de 1755 e morreu ali menos de dois anos depois, na primavera de 1757, com a idade de 39 anos. A sua lápide possui os seguintes dizeres:

(30 de Março de 1757. Jaz Jo’es Stainmiz, diretor de música da corte; tão exímio em sua arte que dificilmente se encontrará um igual.)