Johann Ludwig Krebs nasceu em 12 de outubro de 1713, em Buttestadt, cidade próxima a Weimar (alemanha). Era um dos três filhos músicos do organista Johann Tobias Krebs, com quem teve suas primeiras lições de música. Estudou órgão, bandolim e violino em Leipzig e foi aluno de J.S.Bach, que o considerou um grande aluno e lhe deu uma excelente graduação.
Apesar de ter sido tecnicamente, o jovem músico mais talentoso de sua época, tinha dificuldades em conseguir um emprego. Levou uma vida modesta em Zwickau, e ao longo de sua vida, nunca trabalhou em nenhuma igreja. Sua última ocupação foi em 1755, na corte do príncipe Friedrich, em altenburg, onde ganhava tão pouco, que mal conseguia alimentar sua grande família (possuía sete filhos dos quais três eram músicos).
Krebs morreu em 1.º de janeiro de 1780, em altenburg (alemanha). Embora as circunstâncias fossem de pobreza, deixou grande número de obras.
Krebs foi influenciado por J.S.Bach, de modo que escreveu no estilo do seu mestre: tocatas, fugas, corais e fantasias, que estão entre as suas principais obras. Não possuem a riqueza melódica que encontramos nos trabalhos de J.S.Bach, embora a diferença não seja muito grande.
Apesar da sua música para órgão ser pouco conhecida, sua qualidade é demonstrada no fato de alguns musicólogos discutirem algumas obras no gênero como se fossem de J.S.Bach. A Tocata e fuga em mi maior, trabalho de sua mocidade, está certamente entre as obras-primas do Barroco.