René Leibowitz nasceu em Varsóvia (Polônia), em 17 de fevereiro de 1913. Tendo chegado a Paris em 1925, compôs como autodidata um certo número de partituras, que iria destruir mais tarde para recomeçar do Op. 1 em 1939. Entretanto, descobriu prespectivas completamente novas ao trabalhar com Webern em Viena, e Schönberg em Berlim (1930-1933). Leibowitz morreu em Paris, em 29 de agosto de 1972.
Pelos seus escritos, os seus concertos e o seu ensino, com um zelo obstinado e uma profunda compreensão da história da música, iniciou toda uma geração de músicos na Komposition mit zwölf tonen, ou dodecafonismo (segundo a denominação que criou).
Escreveu La nuit close (o drama musical), Tourist death (para soprano e orquestra de câmara), L'explication des métaphores (recitantes, 2 pianos e percussão), Concerto de câmara Op. 10, Sinfonia Op. 4, Sinfonia de câmara Op. 16, quinteto para sopros, sonata para piano e várias obras literárias (entre as quais se conta a notável Introdução à música de doze sons).