Johann Pachelbel nasceu em Nuremberg (alemanha), em agosto de 1653. Foi aluno e assistente de Kerll, em Viena (1672-1677). Depois, ocupou lugares de organista na corte de Eisenach (1677), na Predigekirche de Erfurt (1678), nas cortes de Suttgart e de Gotha (1690-1695) e, finalmente, de 1695 até a sua morte (7 de março de 1706), na igreja de St. Sebaldus, em Nuremberg. Seu filho, Wilhelm Hieronymus (1685-1764), também foi um excelente organista e compositor.
A sua originalidade reside na pureza e na grandiosa simplicidade do seu estilo que contrasta com o estilo virtuosístico dos organistas do norte da alemanha. Os seus admiráveis corais figurados ou variados para órgão exerceram uma profunda influência em J.S.Bach, de que é o mais autêntico antepassado espiritual.
Obras: motetos e cantatas, partitas para 2 violinos e baixo contínuo (Musikalisches ergötzen) e, sobretudo, numerosas composições para órgão ou cravo: Etlicher chorale (corais figurados ou choralvorspiele), Musikalische sterbens-gedanken (variações sobre corais), Hexachordum appolinis (6 séries de variações), bem como chaconas, suítes, tocatas, fugas que ficaram manuscritas ou dispersas em recolhas coletivas.