Perotin nasceu na França, em c.1160. Não se possui quaisquer informações biográficas acerca deste músico genial. Sabe-se apenas que esteve ligado à nova Igreja de Notre-Dame de Paris (cuja construção viu ser acabada) na qualidade de compositor de organa: desempenhou, portanto, funções análogas às de mestre de capela, entre 1180 e 1230, aproximadamente. Morreu em Paris, em c.1236.
Enganados pela etimologia da palavra organum, alguns historiadores afirmaram, sem qualquer razão, que era organista. Um autor anônimo chamou-lhe de magister, discantus optimus, Perotinus magnus. À volta de Perotin e de seu predecessor, Leonin, devem ter gravitado numerosos alunos anônimos, de que foram encontrados algumas obras e que são designados pelo nome genérico de Escola de Notre-Dame.
Estes músicos cultivaram os gêneros do organum (2, 3 ou 4 partes, das quais só uma, em valores longos, retirada da literatura, tem texto), do moteto (derivado do organum; a voz principal, ou tenor, é instrumental, sendo as vozes organais cantadas sobre um texto, em estilo silábico) e de conduit (forma mais rudimentar onde o tenor é, geralmente, uma melodia profana e todas as partes, menos o triplum, em estilo silábico). Só se puderam atribuir, com certeza, a Perotin, 4 organas e 4 conduits.