Francesco Provenzale nasceu em Nápoles, em 1627. Aluno de Sabino, organista da annunziata, foi professor no Conservatório Santa Maria di Loretto (1663-1674) e depois no Conservatório della Pietá dei Turchini, de que foi diretor (1673-1701). O seu ensino atraía, sobretudo aos Turchini, um grande número de alunos a quem mandava representar, todos os anos, dramas musicais que compunha.
A influência deste músico apagado, estendeu-se aos outros conservatórios napolitanos, de tal modo que é, muitas vezes, considerado o fundador da escola napolitana. Teve os títulos de mestre de capela del Vicere, maestro della fidelíssima cittá di Napoli, mestre del tesoro di San Gennaro, e maestro onorario della capella reale, com a obrigação de substituir, o que fez quase continuamente, o mestre da capela real, a.Scarlatti. Provenzale morreu em Nápoles, em 6 de setembro de 1704.
É autor de 12 óperas (sérias e bufas, das quais só foram encontradas 3), 3 dramas sacros (entre eles, O martírio de San Gennaro), música religiosa.