Giuseppe Sammartini nasceu em Milão em 6 de janeiro de 1695. Foi irmão de Giovanni Batista Sammartini. Segundo Burney, foi para Londres em 1723. Em Milão, teve sua obra apreciada por Quantz (1726). Novamente em Londres, esteve sob proteção financeira de Bononcini e Green, obtendo o posto de oboísta na orquestra.
Acompanhado por arrigoni, passou a executar concertos que deram extrema importância ao oboé. Esteve sob proteção de Frederick, príncipe de Gales, e sua esposa, passando a ocupar o cargo de diretor musical dos concertos de câmara, que eram executados na casa deles.
Por volta de 1744, compôs diversas peças e sonatas para flauta e violino. Passou a ser conhecido como 'Sammartini de Londres', para diferenciar-se de seu irmão, o 'Sammartini de Milão'. G.Sammartini morreu em Londres, em novembro de 1750.
G.Sammartini publicou 12 sonatas na Inglaterra, no dia 16 de outubro de 1727. Na última década de sua vida, compôs diversas sonatas para 2 flautas e 12 sonatas para violino - dedicados a princesa de Gales, 6 concertos para violino, concertos grossos, concertos para cravo, 6 peças para flauta solo e 6 sonatas para 2 flautas e violinos.