51666a 594248 -->
 Barroco

antonio lucio vivaldi
(1678-1741)

O pintassilgo

Apesar do violino ser o seu instrumento predileto, Vivaldi dedicou vários concertos aos instrumentos de sopro. Entre estes, a flauta gozava da sua mais alta estima, e a ela dedicou várias obras do gênero concertante. Uma das mais célebres é O pintassilgo, concerto incluído numa compilação de seis peças desse tipo.

De fato, trata-se de um arranjo para solista e orquestra de um concerto de câmara para duas flautas executado pelo próprio Vivaldi. Mas uma vez, o músico veneziano afirmou-se enquanto precursor, pois até então os instrumentos de sopro faziam parte integrante da orquestra, mais ainda não tinham sido objeto de um tratamento específico como solista. Neste sentido, foi o modelo de muitos compositores, sobretudo franceses, como La Barre, Loeillet e Blavet.

Por outro lado, a obra O pintassilgo (que em italiano é Il Gardellino), é mais um exemplo da grande capacidade do compositor veneziano para ilustrar com a música estímulos ou sensações de caráter extramusical. Neste concerto, abundam os recursos destinados a imitar o canto deste passarinho, tais como escalas e trinos de grande variação, que também constituem um grande desafio para os flautistas mais experientes.

Convém pensar, por outro lado, que essa dificuldade devia ser muito maior na época de Vivaldi, na medida em que, ao contrário da flauta atual, que possui um complexo sistema de chaves que facilita a tarefa do instrumentista, a flauta barroca possuía apenas duas ou três chaves, o que exigia um esforço e uma perícia invulgares para tocar com a afinação correta.

Deutsche Grammophon Collection, n.º 58 - Il Gardellino

Vivaldi - Biografia | Vivaldi - Minha coleção