Andrea Gabrieli nasceu em Veneza em 1510. Não são conhecidos os dados referentes à sua iniciação artística. Sabe-se, no entanto, que se aperfeiçoou com andreas Willaert, mestre flamengo que fora em 1527 nomeado regente do serviço musical da basílica de São Marco, em Veneza. Foi Willaert quem colocou nas duas galerias superiores existentes nessa igreja os grupos corais, de maneira a fazê-los soar alternadamente. Dessa prática se originou o estilo vocal denominado a doppio coro ou a cori spezzati, característico da arte musical veneziana do séc. XVI.

A fama de a.Gabrieli cresceu a partir de 1584, quando foi nomeado primeiro organista de São Marco. Nesse cargo permaneceu até o fim da vida, em 1586. Entre seus discípulos se destacou outra figura importante da música italiana do séc. XVI, seu próprio sobrinho G.Gabrieli.

A.Gabrieli muito contribuiu para o desenvolvimento do estilo policoral, principalmente através de seus motetos, nos quais as cores sonoras já evocam a pintura veneziana da época. A maioria figura nas coletâneas Parte primeira das canções sacras (1578), escrita para 5 e até 16 vozes.