Pierre Boulez nasceu em Montbrison, Loire (França) em 25 de março de 1925. Foi aluno de Messiaen e Loibowitz. Desde os seus tempos de escola, sentiu-se sempre atraído pelas possibilidades radicalmente novas da técnica dodecafônica, a que soube integrar algumas aquisições de Stravinsky e Messiaen.

Mas, mais do que a de Schönberg, foi a obra de Webern que orientou firmemente a vocação de Boulez. Herdou de Webern a idéia de um sistema serial generalizado que diz respeito não só às alturas, mas também às durações, às intensidades e aos timbres: por outras palavras, a ordem imposta pelas regras do desenvolvimento serial aplica-se também à polifonia, ao ritmo, às matizes e à instrumentação.

Desde 1952 que Boulez se interessa também pelas músicas experimentais - concreta e eletrônica -: um laboratório de pesquisas musicais funciona sob a sua direção na rádio de Baden-Baden, a exemplo dos estúdios de Colônia e de Milão - música eletrônica - das de algumas universidades americanas - music for tape - e do grupo de pesquisas da RTF, pioneiro da música experimental.

Inteligente e combativo, Boulez defendeu as suas opiniões e estéticas com um entusiasmo e, por vezes, uma violência que contribuíram, mais ainda do que a sua música, para a sua notoriedade. Diretor musical da Companhia M.Renaud - J.L.Barrault fundou, em 1954, sob os auspícios dessa companhia, os concertos do Dombaine musical, o verdadeiro banco de ensaio da música nova.

Se a música de Boulez é menos conhecida do que o seu nome, isso não é imputável ao caráter hermético que lhe é injustamente atribuído, mas sim a uma notável dificuldade de interpretação.

Escreveu Le soleil des eaux para uma voz e orquestra, Visage nuptial para duas vozes, coro e orquestra, Le marteau sans maître, para viola e orquestra de câmara, Pli selon pli - Portrait de Mallarmé, para soprano e instrumentos - uma das obras mais audaciosamente belas de nosso tempo - Éclats para orquestra de câmara, Polifonia X para 18 instrumentos, Livre pour quatour, 3 sonatas para piano, Estruturas para 2 pianos, 2 estudos de música concreta, Poésie pour pouvoir - música eletrônica.