Giuseppe Scarlatti nasceu em Nápoles, em 18 de junho de 1723. Este músico, cujas óperas foram representadas com êxito entre 1740 e 1770, passou os últimos vinte anos de sua vida em Viena. Em 1747, casara-se (em Florença ou em Lucca) com a cantora florentina Bárbara Stabili. São quase as únicas informações seguras que chegaram até os nossos dias sobre este compositor, para além das datas e locais de representação das suas obras, embora tivesse sido célebre no seu tempo.
E nunca se pode fixar com certeza a sua filiação. Entre os Giuseppe Scarlatti de que se conhece o estado civil, o único que pode ser identificado com o músico em questão é o filho mais novo (nascido em Nápoles, em 1723) de Tommaso Scarlatti. Segundo esta hipótese do professor Prota Giurleo, muitas vezes refutada (por razões não muito válidas que é impossível discutir aqui), mas que tem o máximo de verisimilhança, G.Scarlatti seria, então, irmão da cantora Rosa Scarlatti, que se apresentou em Veneza em 1747, e depois fez uma brilhante carreira em Viena. O músico morreu em Viena, em 17 de agosto de 1777.
Escreveu 32 óperas (22 sérias e 10 cômicas), 2 cantatas (ou representações sacras), várias árias a 1 ou 2 vozes com baixo contínuo. Algumas árias, extraídas das suas óperas, foram erradamente atribuídas a D.Scarlatti.