Johann adolph Hasse nasceu em Bergedorf, próximo a Hamburgo (alemanha), em 25 de março de 1699. Começou a sua carreira como tenor, primeiro em Hamburgo, sob a direação de Keiser, depois em Brunswick, onde, em 1721, foi representada a sua primeira ópera, antioco. Em 1722, foi estudar em Nápoles com Porpora e a.Scarlatti. Veio a ser um produto puro da escola napolitana e adquiriu rapidamente uma prestigiosa reputação, primeiro na Itália, onde foi alcunhado "Il Sassone" (embora não fosse saxão) e, depois, em toda a Europa.

Em 1730, casou, em Veneza, com a célebre cantora Faustina Bordoni que se encontrava, então, no auge na beleza e da glória. No ano seguinte, foi nomeado mestre de capela da corte de Dresden, e sua mulher, prima-dona da ópera. Viajaram pela Itália, foram a Londres, a Paris e a Viena. Durante o cerco de Dresden, em 1760, quase todos os manuscritos de Hasse foram destruídos e a vitória dos prussianos obrigou o rei de Saxe a dispensar os seus músicos, por razões econômicas. Os Hasse retiraram-se para Viena e, depois, para Veneza, onde Faustina faleceu dois anos antes de seu marido. O músico morreu em Veneza, em 16 de dezembro de 1783.

Um notável gênio melódico tinha dado a este músico, injustamente esquecido hoje em dia, um êxito quase contínuo e uma celebridade excepcional. Deixou 60 óperas, 13 intermezzos, 12 oratórios, 10 missas, 3 Requiem, 22 motetos, salmos, litanias, etc., obras instrumentais (concertos, trios, sonatas).

Hasse - Minha coleção