Eduard Lalo nasceu em Lille (França) em 27 de janeiro de 1823. No conservatório de Lille foi aluno de um violoncelista alemão que tocara sob a direção de Beethoven. Em seguida, frequentou seis meses de aulas de Habanek (violino) no conservatório de Paris, mas os seus mestres espirituais foram então, Beethoven, Schubert e Schumann, cujas partituras estudava com assiduidade.

Entre 1855 e 1864, tocou viola no quarteto armingau-Jacquard, levando uma vida difícil e não conseguindo inpor as suas obras, só veio a conhecer o êxito em 1874 e 1875, quando o seu Concerto para violino e a sua Sinfonia Espanhola foram criadas por Sarasate. Lalo morreu em Paris, em 22 de abril de 1892.

A originalidade da sua instrumentação fazem dele um dos criadores da escola sinfônica francesa. Escreveu 3 óperas (Fiesque, Le roi d'Ys, La jacquerie), 2 bailados, (Namouna e Néron), 3 sinfonias (das quais, 2 inéditas), Rhapsodie Norvégienne para orquestra, concertos (violino, violoncelo, piano), Sinfonia Espanhola e Fantaisie Norvégienne para violino e orquestra, música de câmara, numerosas melodias.