Ildebrando Pizzetti nasceu em Parma (Itália), em 20 de setembro de 1880. No conservatório de Parma estudou com muita atenção a música italiana dos séculos XV e XVI. Deste modo, adquiriu um profundo conhecimento da grande arte polifônica, que unido ao gosto que desde muito cedo manifestou pelo teatro, teve uma influência profunda na sua formação de artista.
O seu sonho era compor uma ópera: a oportunidade surgiu graças à amizade de G. d'annunzio que adaptou, para ele, a sua nova tragédia Fedra. Depois, seria ele próprio quem escreveria todos os seus libretos, para melhor realizar a síntese das idéias e dos sons que, para ele, era a condição essencial do drama musical.
Foi nomeado, sucessivamente, professor do conservatório de Parma (1907), professor e depois diretor do Instituto Musical de Florença, diretor do conservatório de Milão; finalmente, a partir de 1936, foi professor de composição da academia de Santa Cecília, em Roma. Pizzetti morreu em Roma, em 13 de fevereiro de 1968.
A partir da sua magnífica Debora e Jaele (Scala, 1922, sob a direção de Toscanini), renovou a estética do teatro lírico italiano, ao criar uma forma muito pessoal de drama musical, baseada numa declamação contínua muito expressiva. De um modo geral, a música vocal constitui a parte mais interessante da sua obra: as óperas Debora e Jaele, Lo straniero, assassinio nella catedrale, as obras corais onde se revela um admirável talento de polifonista, as melodias I pastori, San Basílio, Oscuro e il ciel: animado por altíssimo ideal estético e por uma espiritualidade de apóstolo, procurou com a sua música servir a nobreza humana, associar uma ética à sua obra, feita à imagem de um grande caráter.
Além de 11 óperas, músicas de cena, numerosas obras corais e melodias, Pizzeti deixou uma sinfonia, Concerto dell'estate para orquestra, Canto della stagioni alta para piano e orquestra, concerto para violino, concerto para violoncelo, bem como uma edição dos madrigais a 5 vozes de Gesualdo e numerosos escritos sobre a música (especialmente, acerca da estética e do drama musical).