Karlheinz Stockhausen nasceu em Mödrath, Colônia (alemanha), em 22 de agosto de 1928. Foi, durante algum tempo, aluno de Martin, em Colônia, e depois tornou-se discípulo de Messiaen, em Paris, e iniciou-se nos segredos da "música concreta" com Schaeffer, na RTF. Desde o início da sua carreira dedicou-se à composição no sistema serial e às pesquisas acústicas. Esteve ligado ao estúdio de música experimental da NWDR, em Colônia (dirigido pelo Dr. Eimert).

O caráter experimental de uma grande parte da sua obra, tornou impossível qualquer juízo de valor. Além do mais, a incrível complexidade dos ritmos (talvez fortuita), a intervenção de elementos aleatórios (bastante perigosa, quando sistemática) e a associação, em certas obras, de sons tradicionais e de sons gravados tornam, muitas vezes, imperceptível o sentido da intenção criadora.

Escreveu Contraponto para orquestra de câmara (1954), Gruppen para 3 orquestras (1957), Kreuzpeil para 4 instrumentos (1948), Zeitmasse para 5 instrumentos de sopro (1956), Kontakte para fita magnética, piano e percussão (1960), 11 peças para piano e composições de música eletrônica (Estudos I e II, Gesang der junlinge, etc.).