Classicismo

franz joseph haydn
(1732-1809)

Concertos para violoncelo

Haydn era um compositor prolífico, com cerca de 104 sinfonias, 83 quartetos e 175 obras para barítono, entre muitas outras. Escreveu relativamente poucos concertos, cerca de 30 no total, se aceitarmos tudo que lhe é atribuído. De três concertos para violoncelo conhecidos, dois subsistem, sendo o primeiro o Concerto para violoncelo em dó maior, descoberto em Praga em 1961, com data de 1765, um ano antes do grupo dos Esterhazy mudar-se para o novo palácio.

O Concerto para violoncelo em dó maior de Haydn é apresentado nos três movimentos habituais. O primeiro movimento inicia-se com uma introdução orquestral, após o que o solista entra no grande estilo associado a esta escolha de tonalidade para o violoncelo, ressoante ao máximo. É permitido ao solista explorar ao máximo as possibilidades líricas dos elementos temáticos, bem como proporcionar um elemento de ostentação técnica na seção central e na candenza. Segue-se um movimento lento, escrito somente para cordas, que apresenta música de intensidade moderada antes do magnífico finale, com a impressionante exibição das possibilidades técnicas do violoncelo.

O Concerto para violoncelo em ré maior de Haydn já foi, certa ocasião, considerada obra de anton Kraft, o violoncelista da orquestra de Esterhaza, que provavelmente o ajudou a escrever a parte do solo. É, contudo, obra de Haydn, escrita em 1783. Como o concerto anterior subsistente, é escrito para pares de oboés e trompas, com cordas.

O concerto inicia-se com uma introdução orquestral em que os dois temas principais do primeiro movimento são apresentados, seguida do violoncelo solo com uma versão adornada dos mesmos elementos. O expressivo movimento lento em lá maior é seguido de um rondo alegre, desviado brevemente para um dramático ré menor, antes da vívida conclusão.

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