Carl Philipp Emanuel Bach nasceu em Weimar (alemanha), em 8 de março de 1714. Quinto filho (segundo sobrevivente) de J.S.Bach e de Maria Bárbara, o seu padrinho foi o célebre Telemann. Paralelamente a estudos gerais sérios (São Tomás) e jurídicos (Universidade de Leipzig e Frankfurt-am-Oder), estudou cravo e composição com seu pai. Excepcionalmente dotado desde a infância, tocava de cor ao cravo as obras que via nascer da pena do progenitor.

Aos 24 anos, era cravista na corte do príncipe herdeiro da Prússia. Dois anos mais tarde, acompanha-o a Potsdam, quando ele sobe ao trono com o nome de Fredrico II. O cravista participa cinco vezes por semana nos concertos reais e tem de acompanhar o rei flautista; tarefa difícil, porque Frederico evidencia um real desprezo pela medida, para grande desgosto do seu cravista.

Em 1750, solicitou, em vão, suceder a seu pai no cargo de chantre do São Tomás de Leipzig. Teria mais sorte em Hamburgo, em 1767, ao suceder Telemann como diretor de música. Aí, fez executar muitas obras-primas contemporâneas, entre as quais, a Missa em si maior de seu ilustre pai, O Messias de Händel, o Stabat Mater de Haydn, o Requiem de Jomenelli. C.P.E.Bach morreu em15 de dezembro de 1788. Em 1795, ignorando que C.P.E.Bach morrera sete anos antes, Haydn foi para Hamburgo para o ver.

Teórico notável dos instrumentos de tecla, pode-se considerar o pai da técnica pianística moderna. A sua obra Versuch über die wahre art das klavier zu spielen (1753-1762) é fundamental para o conhecimento do estilo de cravo no século XVIII. Mozart reconhecia dever-lhe muito.

Escreveu cerca de 700 obras: música vocal - 2 oratórios, 2 paixões, um Magnificat, cantatas (sacras e profanas), muitos lieder; música instrumental - sinfonias, concertos, sonatas, trios; música de cravo - muitas coleções, entre as quais os 6 livros de sonatas, fantasias e rondos destinados aos "amadores" (Für kenner und liebhaber), Sonatas para 2 cravos com orquestra, cerca de 50 concertos; obras literárias - o Versuch já citado e notas biográficas.