Baldassare Donato nasceu na Itália, em 1530. Foi provavelmente aluno de Willaert, de quem se mostrou discípulo e continuador. Ligado toda a sua vida a São Marcos de Veneza, exerceu aí as funções de músico e cantor - Willaert era mestre de capela -, de mestre de capela picolla e, finalmente, em 1550, após a morte de Zerlino, de mestre de capela.

Em 1550, a publicação das suas primeiras coletâneas - um livro de Napolitane e alcuni madrigali a 4 voci e um livro de Canzon villanesche alla napolitana - trouxe-lhe a celebridade. O segundo contém uma Canzon della gallina, cujo tema foi retomado pelos cravistas Rameau e, mais tarde, por Haydn em sua Sinfonia n.º 83 - a galinha. Donato morreu em Veneza, em 1603.

Nas citadas coletâneas de Donato, o estilo de Willaert é adaptado a temas especificamente napolitanos: esta aproximação de um estilo universalmente italiano é um traço particularmente original da obra deste músico veneziano. Escreveu Canzon villanesche alla napolitana a 4 voci, várias coleções de madrigais a 4, 5, 6 e7 vozes, uma coleção de motetos a 5, 6 e 8 vozes e numerosos madrigais, salmos, motetos dispersos por várias coletâneas da época.