Maurice Emmanuel nasceu em Bar-sur-aube (França), em 2 de maio de 1862. A sua infância na Borgonha revelou-lhe o folclore musical da região. Depois dos estudos secundários, trabalhou no Conservatório de Paris (aluno de Dubois e Delibes), ao mesmo tempo assitia às aulas da Escola do Louvre e preparava o seu doutoramento em Letras (tese sobre a Orchestrique grecque, definida com êxito).
Foi mestre de capela de Saint-Clotilde (1904-1907) e professor de história de música no Conservatório (1907-1936). Uma das particularidades da sua música é a intervenção da escrita modal, onde se manifestou o seu gosto pelas velhas modas populares, predileção manifestada em trabalhos sobre o cantochão e o folclore. Emmanuel morreu em Paris, em 14 de dezembro de 1938.
Escreveu 2 óperas (Prométhée enchainé e Salamine), 2 sinfonias, uma Suíte francesa para orquestra, 6 sonatinas e uma Suíte bourguignone para piano, melodias, harmonizações de canções da Borgonha e obras de musicologia (entre as quais se contam uma Histoire de la langue musicale e um estudo notável sobre o Pelléas et Mélisande, de Debussy).