Leopold Mozart nasceu em augsburgo (alemanha), em 14 de novembro de 1719. Estudou, durante dois anos, teologia na universidade de Salzburgo, antes de se dedicar a música. Foi músico e camareiro do conde de Tour et Taxis e depois violinista, compositor e segundo mestre de capela na corte do príncipe arcebispo de Salzburgo.
Mas, a partir de 1760, dedicou a maior parte de seu tempo à educação e à carreira de seus filhos, Maria anna (Nannerl) e Wolfgang. Professor excepcional, a quem Wolfgang ficou a dever a essência de sua formação (especialmente a sua extraordinária mestria), foi, todavia, severamente criticado, devido a maneira como exibiu os seus filhos-prodígio em todo o mundo, com prejuízo para a saúde moral e física dos mesmos. L.Mozart morreu em Salzburgo (Áustria), em 28 de maio de 1787.
Deixou música religiosa, sinfonias, concertos, divertimentos, sonatas para piano e um muito notável tratado de violino Versuch einer grïndlichen violinschule (1756). A sua Cassação (de que 3 movimentos constituem a Sinfonia dos brinquedos, atribuídas a Haydn) e um concerto para trompete são suas obras mais conhecidas.