Compositor dinamarquês, Carl Nielsen nasceu em Norre Lyndelse, perto de Odense, a 9 de junho de 1865. Filho de um himilde pintor de paredes, cedo demonstrou pendor musical, tendo os amigos obtido uma bolsa de estudos que lhe permitiram ingressar no conservatório real de Copenhague. Nesta cidade Nielsen morreu, a 2 de outubro de 1931.

Suas primeiras obras musicais constituem simples imitações de clássicos, especialmente Mozart e Haydn. Em 1893, sua Sonata para órgão e violino em lá maior apresenta as primeiras combinações de chaves contraditórias, que eventualmente levariam Nielsen para a politonalidade.

Seus Quartetos em fá menor, sol menor e mi bemol maior confirmam essas tendência. Sua arte atingirá o ponto culminante na gigantesca obra para órgão de seus últimos anos: Commotio. Embora tenha sido aluno de Gade, afastou-se totalmente da orientação romântica e, na fase final da vida, dedicou-se principalmente a compor sinfonias, das quais as mais importantes são as denominadas Sinfonia Expansiva e Sinfonia Simples.

Nielsen foi chamado de 'Sibelius dinamarquês'. De fato, suas seis sinfonias lembram o estilo do compositor finlandês no que se refere ao emocionalismo expansivo, à qualidade de suas melodias e à textura do contraponto.