William Walton nasceu em Oldham (Inglaterra), em 29 de março de 1902. Apesar de ter tido um contato precoce com a música (aos dez anos, na escola de canto coral de Christ Church, em Oxford), teve uma formação de autodidata, completada apenas pelos conselhos de allen, Busoni e ansermet. A sua vida foi quase toda dedicada à composição, tendo a sua primeira obra sido um quarteto para piano (escrito sob a influência de Brahms e Fauré).
Em 1922, Façade, uma pequena obra-prima muito hábil e original para narrador e 6 instrumentos, tornou-o célebre no seu país e o Concerto para viola, estreado em 1929 (com Hindemith como solista), estendeu essa fama a toda a Europa. Logo após a guerra, começou uma carreira de diretorde orquestra e realizou várias viagens pelo exterior para dirigir as suas obras, especialmente à Escandinávia (1945) e à argentina (1948), onde casou. Foi nobilitado em 1951. Walton morreu em Ischia (Itália), em 8 de março de 1983.
A criação de cada uma das suas obras foi um acontecimento longamente esperado, uma vez que, em cada forma, tentou criar, com um cuidado excepcional, o modelo definitivo (e, na maior parte das vezes, único) do seu ideal de perfeição. Estranho a todas as escolas e a todos os sistemas, revelou a sua mestria e a sua originalidade na exploração das formas tradicionais. A sua música de filmes, de que algumas páginas entraram no repertório dos concertos (prelúdio e fuga do Spitfire em First of the few, suíte de Henrique V incluindo a admirável morte de Falstaff) é digna de ser comparada à de Prokofiev, tanto pela sua própria qualidade como pela importância excepcional do seu contributo para a obra cinematográfica (sobretudo a magnífica partitura de cerca de 65 minutos, inseparável do êxito de Henrique V).
Obras: Troilus and Cressida (ópera, Convent Garden, 1954), The quest (bailado), uma música de cena para Macbeth, música para uma dúzia de filmes (entre os quais se contam grandes filmes shakespearianos de Lawrence Olivier: Henrique V, Hamlet e Ricardo III), o oratório Belshazzar's feast, 2 sinfonias, Partita para orquestra, concerto para viola, concerto para violino (1903), concerto para violoncelo, Façade (narrador e 6 instrumentos - Walton extraiu desta obra 2 suítes para orquestra), quartetos para cordas, sonatas para piano e violino, algumas melodias.