Pós-Romantismo

romantismo e pós-romantismo

Os compositores clássicos tinham por objetivo atingir o equilíbrio entre a estrutura formal e a expressividade. Os românticos vieram desequilibrar tudo. Eles buscavam maior liberdade de forma, a expressão mais intensa e vigorosa das emoções, freqüentemente revelando seus pensamentos mais profundos, inclusive suas dores. Muitos compositores românticos eram ávidos leitores e tinham grande interesse pelas outras artes, relacionando-se estreitamente com escritores e pintores. Não raro uma composição romântica tinha como fonte de inspiração um quadro visto ou um livro lido pelo compositor.

Dentre as muitas idéias que exerceram enorme fascínio sobre os compositores românticos temos: terras exóticas e o passado distante, os sonhos, a noite e o luar, os rios, os lagos e as florestas, as tristezas do amor, lendas e contos de fadas, mistério, a magia e o sobrenatural. As melodias tornam-se apaixonadas, semelhantes à canção. As harmonias tornam-se mais ricas, com maior emprego de dissonâncias.

De um lado temos os compositores melancólicos, normalmente com a saúde debilitada ou que enfrentam problemas financeiros ou amorosos, característica do período romântico. Mas por outro lado temos as aberturas de Rossini, Suppé, adam e as valsas dos Strauss, que são de alegria contagiante.

Durante o Romantismo houve um rico florescimento da canção, principalmente do lied (�canção� em alemão) para piano e canto. O primeiro grande compositor de lieder (plural de lied) foi Schubert.

As óperas mais famosas hoje em dia são as românticas. Os grandes compositores de óperas do Romantismo foram os italianos Verdi e Rossini e na alemanha, Wagner. No Brasil, destaca-se Carlos Gomes com suas óperas O guarani, Fosca, O Escravo, etc.

A orquestra cresceu não só em tamanho, mas como em abrangência. A seção dos metais ganhou maior importância. Na seção de instrumentos de sopro adicionou-se o flautim, o clarone, o corne inglês e o contrafagote. Os instrumentos de percussão ficaram mais variados.

O concerto romântico usava grandes orquestras. E os compositores, agora sob o desafio da habilidade técnica dos virtuoses, tornavam a parte do solo cada vez mais difíceis.

Até a metade do século XIX, toda a música fora dominada pelas influências alemãs. Foi quando compositores de outros países, principalmente os russos, passaram a ter a necessidade de criar a sua música. Inspiravam-se nas músicas folclóricas e lendas de seus próprios países. É o chamado Nacionalismo Musical. Podemos citar os exemplos de Grieg (Noruega), Borodin, Balakirev, Mussorgsky, Rimski-Korsakov (Rússia), Dvorak e Smetana (Rep. Tcheca).

No século XIX o piano passou por diversos melhoramentos. Quase todos os compositores românticos escreveram para o piano, mas os mais importantes foram: Chopin, Schumann, Liszt e Brahms. Embora em meio às obras destes compositores se encontrem sonatas, a preferência era para peças curtas e de forma mais livre.

Havia uma grande variedade, entre elas as danças como as valsas, as polonesas e as mazurcas , peças breves como o romance, o prelúdio, o noturno, a balada e o improviso. Outro tipo de composição foi o estudo, cujo objetivo era o aprimoramento técnico do instrumentista. Com efeito, durante esta época houve um grande avanço nesse sentido, favorecendo a figura do Virtuose : músico de concerto, dotado de uma extraordinária técnica. Virtuoses como o violinista Paganini e o pianista Liszt eram admirados por platéias assombradas.

Principais compositores: Brahms, Tchaikovsky, Strauss II, Verdi, Mahler, etc.

Colaboração da pianista Renata Cortez Sica.