índice de compositores - N

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Nepomuceno (1864-1920)
Compositor e regente brasileiro, precursor do movimento nacionalista, sua obra possui características marcadamente brasileiras, embora também revele a influência wagneriana e das músicas francesas e russas. Grande defensor da introdução do canto em vernáculo, imprimiu à canção brasileira cunho nacional, principalmente quanto à melodia e ao ritmo. Entre as suas obras destacam-se Série brasileira (sinfonias, 1897), Sinfonia em sol menor (1897), O garatuja (comédia lírica, 1904), abdul (ópera, 1913), além de canções, música de câmara e peças para piano.
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Neukomm (1778-1858)
Compositor e organista austríaco que foi aluno de Haydn e transferiu-se para o Brasil em 1816. Foi nomeado professor público de música do Rio de Janeiro e tornou-se amigo do padre José Maurício. Sua obra, extensa e variada, inclui oratórios, missas, óperas, sinfonias, peças de câmara, romanças, etc. Voltou à Europa no início de 1830, publicando em Paris uma coletânea de modinhas brasileiras. Entre suas composições destacam-se a Grande missa - São Francisco, encomendada pela imperatriz Leopoldina, e O amor brasileiro, capricho baseado num lundu.
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Nicolai (1810-1849)
Compositor alemão, conhecido pela ópera as alegres comadres de Windsor, baseada na peça homônima de Shakespeare. Fundou a filarmônica de Viena, em 1842.
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Nielsen (1865-1931)
Compositor dinamarquês, sua obra evoluiu de um estilo neoclássico de inspiração mozartiana até a politonalidade. Sua obra-prima foi a peça para órgão Commotio, uma de suas últimas composições. Destacam-se também, suas 6 sinfonias, a ópera Saul e Davi (1901) e a Ciaccona (1916), para piano.
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Nono (1924-1990)
Compositor italiano de vaguarda, adepto da música serial, fundiu o impressionismo com a música dodecafônica. Suas peças, instrumentais e corais, têm, freqüentemente, conteúdo político. Obras principais: Epitáfio para Frederico Garcia Lorca (1952), composição sobre textos do poeta espanhol; O canto suspenso (1956), sobre cartas de vítimas do nazismo; Intolerância (1961), ópera antifascista.
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Novák (1870-1949)
Compositor tcheco, discípulo de Dvorak, foi inicialmente romântico. Ao entrar em contato com a música popular morávia e eslovaca, passou a compor obras de caráter nacional e, sob influência de Debussy, imprimiu-lhes um tratamento moderno. Principais composições: Nas montanhas da Tatra (1902), Suíte eslovaca (1903), Sinfonia de outono (1931-1934) e Sinfonia de maio (1943).
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