índice de compositores - T

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Tallis (c.1510-1585)
Compositor e organista inglês, associado a Byrd, editou Canções sacras (1575). Participou da introdução da liturgia anglicana e sua música sacra é solene e elaboradamente construída. Destaca-se ainda pela importante contribuição que deu ao desenvolvimento do contraponto.
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Tartini (1692-1770)
Compositor e violonista italiano, em 1728, fundou em Pádua uma escola de violino que atraiu discípulos do mundo inteiro. Considerado o maior violinista do século XVIII, distinguiu-se como compositor responsável pela evolução do concerto e da sonata. Dentre suas sonatas, destaca-se a célebre Trilos do diabo, cujo nome provém do encadeamento de trilos no terceiro movimento. Desenhou arcos de violino mais compridos, a fim de tornar mais doce sua sonoridade.
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Taverner (c.1495-1545)
Compositor inglês, cujas missas e motetos figuram entre os mais belos do do período dos Tudor. Depois de 1530, abandonou a música para tornar-se um agente de Thomas Cromwell, passando a perseguir os religiosos nos mosteiros.
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Tchaikovsky (1841-1893)
Compositor e regente russo, estudou com Rubinstein, lecionou no conservatório de Moscou e deu concertos por toda a Europa e Estados Unidos. A orquestração brilhante, a melodia extremamente comunicativa e a intensidade dramática fizeram dele um dos compositores mais populares do mundo. Suas peças mais aplaudidas são: Concerto para piano n.º 1 (1875), a ópera Eugene Oneguin (1877), o Concerto para violino (1878), a abertura Romeu e Julieta (1880), a Sinfonia n.º 6 - Patética (1893), além dos balés Lago dos cisnes (1876) e a bela adormecida (1889).
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Telemann (1681-1767)
Compositor alemão, figura de destaque no final do Barroco. Em vida gozou mais fama que J.S.Bach, seu contemporâneo. Seus oratórios, óperas (cerca de 40) e obras instrumentais são famosos pela vivacidade de ritmo e harmonia.
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Thomas (1811-1896)
Compositor francês conhecido principalmente por suas óperas Mignon (1866) e Hamlet (1868).
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Thomson (1896-1989)
Compositor e crítico musical norte-americano. Na França, foi influenciado pelo Grupo dos Seis e por Satie. Seus trabalhos incluem óperas - Quatro santos em três atos (1934) e a mãe de todos nós (1947), ambas com libreto de Stein -, sinfonias e música de câmara, instrumental e para filmes.
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Turina (1882-1949)
Compositor espanhol, sua obra - que inclui trabalhos orquestrais, canções, peças para piano e 2 óperas - volta-se para os temas do folclore espanhol, particularmente da andaluzia, sua região de origem. Obras principais: Sinfonia sevilhana (1920) e Canto a Sevilha (1927), para canto e orquestra. Escreveu também um Tratado da composição (1947).
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