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Lalo (1823-1892)
Compositor francês, suas obras
principais são a Sinfonia Espanhola (1875), para
violino e orquestra, o balé Nanouma (1882) e a ópera O
rei de Ys (1888).
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Lassus (1532-1594)
Compositor flamengo do Renascimento,
autor de motetos, missas e dos grandes Salmos penitenciais de
Davi (1584). Sua expressiva integração de música e texto
antecipou o Barroco.
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Lehar (1870-1948)
Compositor húngaro, autor de
operetas famosas, dentre as quais se destaca a viúva alegre
(1905).
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Leibowitz (1913-1972)
Regente polaco-francês e
compositor dodecafônico. Entre suas composições figuram óperas,
peças para piano e música de câmara. Foi um dos mais ativos
divulgadores da música concreta.
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Leoncavallo (1858-1919)
Compositor italiano, autor de várias
óperas, das quais a mais conhecida é Os palhaços (1892).
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Liadov (1855-1914)
Compositor russo marcadamente
influenciado por Chopin. Merecem
destaque suas composições para piano (estudos, mazurcas, prelúdios)
e os poemas sinfônicos Oito canções populares russas
e Kikimora (1910).
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Liszt (1811-1886)
Compositor húngaro, considerado o
maior pianista do século XIX. Depois de viver alguns anos em
Paris, transferiu-se para Weimar, onde dirigiu o teatro da Ópera
(1843-1861). Em 1865, ordenou-se frade franciscano, em Roma.
Entre suas obras, figuram 2 concertos para piano, o oratório Santa
Elisabete e vários poemas sinfônicos, inspirados em textos
literários e dos quais se destacam Os prelúdios (1854).
Sua filha Cosima, casou-se com Wagner.
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Lopes Graça (1906-1994)
Compositor português, depois
de compor músicas sobre temas folclóricos e em seguida adotar
uma inspiração cosmopolita, optou por um estilo nacionalista.
Formalmente, a sua música é modal e politonal. Compôs canções
baseadas em poemas de Garcia Lorca, Camões, antero de Quental e
Fernando Pessoa, além de suítes, concertos e outras peças.
Publicou vários volumes de musicologia: Reflexões sobre a música
(1941), a canção popular portuguesa (1954), Igor
Stravinsky e Bela Bertók (1959), a música portuguesa e
seus problemas (1944-1959).
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Lully (1632-1687)
Compositor francês, italiano de
nascimento, músico favorito do rei Luís XIV. Autor de músicas
para peças teatrais - inclusive para várias comédias de
Moliere (O burguês gentil-homem) - iniciou a tradição
operística francesa, com as suas óperas Cadmus et Hermione
(1673), alceste (1674), armide (1686) e outras.
Sua obra alcançou grande repercussão em toda a Europa: renovou
o estilo e a forma das aberturas de ópera, o balé de corte e
criou uma escola francesa de violino.
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