|
Wagner (1813-1883)
Compositor alemão, cujas concepções
revolucionárias abriram caminho às formas musicais avançadas
do século XX. Foi um expoente do Romantismo e desenvolveu ao máximo
o cromatismo, com que permitiu que Mahler
posteriormente levasse a tonalidade até o limite da atonalidade.
Rompeu com a ópera convencional e concebeu o gênero como arte
total, que devia reunir no mesmo plano a música, o teatro dramático,
a dança e as artes plásticas. Com sua ênfase nos temas da
mitologia germânica, tornou-se precursor do nacionalismo alemão
agressivo. Na sua obra, salienta-se o conjunto de quatro óperas
que compõem o ciclo do anel do Nibelungo: O ouro do
Reno (1854), a valquíria (1856), Siegfried
(1856-1859) e Crepúsculo dos deuses (1874). Outras óperas
célebres: Tannhäuser (1844), Tristão e Isolda
(1859), Parsifal (1882). Com o auxílio de Luís II, da
Baviera, fundou o Teatro de Ópera de Bayreuth (1876), dedicado
exclusivamente à representação das suas obras.
Veja mais...
|
|
Weber (1786-1826)
Compositor, pianista e regente alemão,
expoente do Romantismo. Abriu o caminho para Wagner,
criando a ópera nacional alemã, com as obras O franco
atirador (1821), considerada o seu principal trabalho, Euryanthe
(1823) e Oberon (1826). Dirigiu ainda a ópera de
Dresden e escreveu várias peças para piano, sonatas e missas.
Veja mais...
|
|
Webern (1883-1945)
Compositor austríaco, discípulo de
Schönberg, adotou a atonalidade e
criou um estilo muito pessoal do dodecafonismo. Seus trabalhos
incluem Cinco peças para orquestra (1911-1913), 2
sinfonias, 3 quartetos para cordas e numerosas canções (lieder).
Veja mais...
|
|
Weill (1900-1950)
Compositor alemão, desenvolveu a
singspiel, peça em que se intercalam canções e cenas faladas.
Rompendo com a tradição romântica da ópera, compôs peças
satíricas e altamente críticas, especialmente em colaboração
com Bertolt Brecht. Juntos fizeram ascenção e queda da
cidade de Mahagonny (em 1927, como singspiel e em 1930, como
ópera) e a Ópera dos três vinténs (1928). Perseguido
pelos nazistas, deixou a alemanha em 1933 e fixou-se nos Estados
Unidos em 1935. Suas músicas alcançaram grande sucesso em peças
da Broadway. Morität (da Ópera dos três vinténs)
e September song (de Knickerbocker's holiday,
que musicou para Maxwell anderson) tornaram-se grandes êxitos
populares.
Veja mais...
|
|
Willaert (c.1480-1562)
Compositor flamengo, mestre do
coro da catedral de São Marcos, em Veneza (1527-1662). Foi
importante no desenvolvimento do madrigal. Suas obras incluem
missas, madrigais, motetos, cantatas e salmos.
Veja mais...
|
|
Wolf (1860-1903)
Compositor austríaco, considerado o
maior expoente do lied no final do século XIX. Musicou
textos de Goethe, Ibsen, Shakespeare, Byron, Michelangelo e
muitos outros. Várias de suas composições estão agrupadas em
volumes como Livro de canções espanholas (1889-1890) e
Livro de canções italianas (1890-1891 e 1896). Foi
também autor da ópera O corregedor (1896), de um
quarteto para cordas e da Sinfonia italiana (1894).
Sujeito a repetidas crises nervosas, morreu num hospício em
Viena.
Veja mais...
|
| |