índice de compositores - W

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Wagner (1813-1883)
Compositor alemão, cujas concepções revolucionárias abriram caminho às formas musicais avançadas do século XX. Foi um expoente do Romantismo e desenvolveu ao máximo o cromatismo, com que permitiu que Mahler posteriormente levasse a tonalidade até o limite da atonalidade. Rompeu com a ópera convencional e concebeu o gênero como arte total, que devia reunir no mesmo plano a música, o teatro dramático, a dança e as artes plásticas. Com sua ênfase nos temas da mitologia germânica, tornou-se precursor do nacionalismo alemão agressivo. Na sua obra, salienta-se o conjunto de quatro óperas que compõem o ciclo do anel do Nibelungo: O ouro do Reno (1854), a valquíria (1856), Siegfried (1856-1859) e Crepúsculo dos deuses (1874). Outras óperas célebres: Tannhäuser (1844), Tristão e Isolda (1859), Parsifal (1882). Com o auxílio de Luís II, da Baviera, fundou o Teatro de Ópera de Bayreuth (1876), dedicado exclusivamente à representação das suas obras.
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Weber (1786-1826)
Compositor, pianista e regente alemão, expoente do Romantismo. Abriu o caminho para Wagner, criando a ópera nacional alemã, com as obras O franco atirador (1821), considerada o seu principal trabalho, Euryanthe (1823) e Oberon (1826). Dirigiu ainda a ópera de Dresden e escreveu várias peças para piano, sonatas e missas.
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Webern (1883-1945)
Compositor austríaco, discípulo de Schönberg, adotou a atonalidade e criou um estilo muito pessoal do dodecafonismo. Seus trabalhos incluem Cinco peças para orquestra (1911-1913), 2 sinfonias, 3 quartetos para cordas e numerosas canções (lieder).
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Weill (1900-1950)
Compositor alemão, desenvolveu a singspiel, peça em que se intercalam canções e cenas faladas. Rompendo com a tradição romântica da ópera, compôs peças satíricas e altamente críticas, especialmente em colaboração com Bertolt Brecht. Juntos fizeram ascenção e queda da cidade de Mahagonny (em 1927, como singspiel e em 1930, como ópera) e a Ópera dos três vinténs (1928). Perseguido pelos nazistas, deixou a alemanha em 1933 e fixou-se nos Estados Unidos em 1935. Suas músicas alcançaram grande sucesso em peças da Broadway. Morität (da Ópera dos três vinténs) e September song (de Knickerbocker's holiday, que musicou para Maxwell anderson) tornaram-se grandes êxitos populares.
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Willaert (c.1480-1562)
Compositor flamengo, mestre do coro da catedral de São Marcos, em Veneza (1527-1662). Foi importante no desenvolvimento do madrigal. Suas obras incluem missas, madrigais, motetos, cantatas e salmos.
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Wolf (1860-1903)
Compositor austríaco, considerado o maior expoente do lied no final do século XIX. Musicou textos de Goethe, Ibsen, Shakespeare, Byron, Michelangelo e muitos outros. Várias de suas composições estão agrupadas em volumes como Livro de canções espanholas (1889-1890) e Livro de canções italianas (1890-1891 e 1896). Foi também autor da ópera O corregedor (1896), de um quarteto para cordas e da Sinfonia italiana (1894). Sujeito a repetidas crises nervosas, morreu num hospício em Viena.
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