|
Varese (1883-1965)
Compositor norte-americano, nascido
na França. Estudou com Roussel e Indy, indo para os Estados Unidos em 1916.
Explorou novos ritmos, harmonias e efeitos dissonantes. A partir
de década de 1950 suas composições passaram a se utilizar de
equipamentos eletrônicos.
Veja mais...
|
|
Vaughan Willians (1872-1958)
Compositor inglês, foi
influenciado pela música secular religiosa do período Tudor e
assim adquiriu métodos de expressão diverosos da música clássica
tradicional. Seus trabalhos, em sua maioria baseados na música
folclórica inglesa, incluem as Rapsódias de Norfolk (1906-1907),
Fantasia sobre um tema de Tallis (1909), 9 sinfonias e 5
óperas.
Veja mais...
|
|
Verdi (1813-1901)
Compositor de óperas italiano, alcançou
a fama durante a luta pela unificação e independência da Itália:
suas primeiras óperas, como Nabucco (1842), exprimem
esses ideais políticos. Na época do Rigoletto (1851), Il
trovatore (1853) e La traviata (1853), já
desenvolvera seu estilo individual, vigoroso, bem além das
convenções herdadas de Rossini, Donizetti e Bellini.
Don Carlo (1867), aida (1871) e o Requiem,
composto para homenagear Manzoni (1874), são trabalhos de sua
maturidade. As duas grandes óperas shakespearianas da velhice, Otello
(1887) e Falstaff (1893), foram compostas sobre libretos
de Boito.
Veja mais...
|
|
Victoria (c.1550-1611)
Compositor espanhol, um dos
grandes nomes da polifonia do século XVI. Em Roma, tornou-se
mestre de capela; foi influenciado por Palestrina
e compôs alguns dos mais sofisticados corais de música
religiosa da Renascença. Voltou para a Espanha em 1594 e
escreveu o Requiem, em 1605, sua obra-prima.
Veja mais...
|
|
Villa-Lobos (1887-1959)
Compositor brasileiro, o maior
representante da escola nacionalista no Brasil. Fundiu temas do
folclore com elementos da música erudita européia, expressando-se
numa linguagem própria; apesar da influência das obras de J.S.Bach, Debussy
e Stravinsky, sua obra revela traços
marcadamente brasileiros. Desde cedo, interessou-se a fundo pela
música folclórica brasileira, tendo aos 18 e aos 26 anos
viajado por todo país, recolhendo os temas que utilizaria como
elemento básico de composição. Em 1922, teve atuação
destacada na Semana de arte Moderna. Escreveu obras dos mais
diversos gêneros, que, no final de sua vida, atingiriam um total
de cerca de 1000 composições. Entre os seus trabalhos mais
significativos, figuram os 14 Choros (1920-1928),
principalmente o n.º 5 - alma brasileira (1926), para
piano, e o n.º 10, para orquestra e coro, que inclui o
tema popular Rasga coração; e as Bachianas
brasileiras (9) (1930-1945). Estas duas séries são
consideradas por muitos como suas obras-primas. Citam-se ainda, a
suíte Prole do bebê (1918-1926), para piano; o Noneto
(1923), para instrumentos e coro; o Rudepoema (1926),
originalmente escrito para piano, depois orquestrado pelo próprio
autor; as Cirandas (1926), o Momo precoce (1929),
fantasia para piano e orquestra, e as 4 peças do Ciclo
brasileiro (1935), para piano, que incluem o Plantio do
caboclo, Impressões seresteiras, Festa no sertão
e Dança do índio branco. Deixou ainda, quartetos e
trios para cordas, bailados, óperas, peças de câmara e sinfônicas,
concertos e uma missa.
Veja mais...
|
|
Viotti (1753-1824)
Compositor e músico italiano, um
dos fundadores da moderna escola do violino. Morou em Paris e
Londres. Deixou 29 concertos e 12 sonatas para violino.
Veja mais...
|
|
Vivaldi (1678-1741)
Compositor italiano, um dos mestres
do Barroco. Apesar de ter sido ordenado padre, dedicou sua vida,
de 1704 a 1740, às atividades de professor de música e regente
no Ospedalle della Pieta, em Veneza, um educandário de meninas
orfãs. Juntamente com J.S.Bach, sobre o
qual exerceu influência, consolidou a forma do concerto grosso
em três movimentos (allegro - andante - allegro).
Também desenvolveu o concerto para instrumento solista com
acompanhamento de orquestra e, embora tenha criado de preferência
música instrumental, foi notável ainda nas composições para
coro e vozes solistas. Completamente esquecido durante quase dois
séculos após a sua morte, tornou-se, no segundo pós-guerra, um
dos compositores de música erudita mais apreciados em todo o
mundo. Dentre seus 454 concertos, são particularmente populares
os 12 concertos do Estro armonico (1712), a coleção O
conflito da harmonia e da invenção (1720), da qual fazem
parte as quatro estações, e a coleção dos 12
concertos grossos a extravagância (1712-1713).
Veja mais...
|
| |