índice de compositores - H

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | X | Y | W | Z

Hahn (1875-1947)
Compositor e regente francês, nascido na Venezuela. Dedicou-se especialmente à composição de óperas, como Nusicaa (1919) e O mercador de Veneza (1935), e bailados, entre os quais O baile de Beatriz d'Este (1919) e O Deus azul (1912). Deixou também canções, operetas e um concerto para piano. Foi diretor da ópera de Paris (1945).
Veja mais...
Händel (1685-1759)
Compositor de origem alemã radicado na Inglaterra em 1712. Considerado um dos maiores mestres do Barroco, rivalizou-se com J.S.Bach na profundidade do sentimento e chegou mesmo a superá-lo no brilho orquestral. Estabelecido como compositor de ópera na alemanha e na Itália, voltou-se para o gênero do oratório a fim de adaptar-se ao gosto inglês. Seus trabalhos mais famosos são os oratórios Saul e Israel no Egito (1739), O Messias (1749) e Belshazzar (1745). Também se popularizaram até hoje as suítes Música aquática (1717) e Concerto para fogos de artifício (1749). Figuram igualmente como obras-primas de forma e inspiração estéticas seus concertos grossos, sonatas e outras peças camerísticas. Sua carreira encerrou-se entre 1751-1752, devido à cegueira.
Veja mais...
Haydn (1732-1809)
Compositor austríaco que estabeleceu as formas clássicas da sinfonia, quarteto para cordas e sonata. Foi o primeiro elemento do trio clássico, no qual se contariam depois Mozart e Beethoven, mas também se inspirou na música folclórica em muitas de suas composições. Foi músico da corte da família Esterhazy durante 48 anos. Sua volumosa obra compreende 107 sinfonias, centenas de peças de câmara, concertos para piano e violino, cerca de 25 óperas, um grande número de composições religiosas, entre as quais se destacam a missa Nelson e o oratório a criação.
Veja mais...
Hindemith (1895-1963)
Compositor e teórico musical alemão de tendência neoclássica. Opondo-se tanto ao romantismo quanto ao impressionismo e ao expressionismo, construiu numerosa obra de grande valor pelas soluções tonais e harmônicas que apresenta. Obras principais: Matias, o pintor (ópera, 1938), Metamorfoses sobre um tema de Weber (1945), Harmonia do mundo (ópera, 1951). Entre seus trabalhos teóricos destacam-se o Ensino da composição (1937) e Ludus tonalis (1942).
Veja mais...
Hoffmann (1776-1822)
advogado, pintor, crítico, compositor e escritor alemão, considerado o maior contista do Romatismo de sua língua. Como compositor, seu estilo melódico se situa entre o contraponto e o lírico. Compôs a ópera Undine (1814), música sacra e de câmara. Offenbach inspirou-se em suas obras para compor a opereta Os contos de Hoffmann (1881).
Veja mais...
Holst (1874-1934)
Compositor inglês, conhecido sobretudo por Os planetas (1918), suíte sinfônica na qual cada parte representa um planeta, seu mito e sua astrologia. a popularidade dessa obra ofuscou o resto de seus trabalhos, entre eles a ópera Savitri (1908).
Veja mais...
Honegger (1892-1955)
Compositor franco-suíço moderno, líder do Grupo dos Seis (com Milhaud e outros), que se propôs criar uma música genuinamente francesa. autor do oratório Rei Davi (1921), do poema sinfônico Pacífico 231 (1924) e da obra lírica Joana d'arc entre as chamas (1935), com texto de Claudel, entre outros trabalhos.
Veja mais...
Hummel (1778-1837)
Compositor alemão de origem eslovaca, autor de peças para piano e missas que já revelam certas tendências do Romantismo: largo uso do cromatismo e da técnica do leitmotiv. Deixou também bailados, óperas, obras camerísticas e um método para estudo de piano. Entre seus discípulos, contam-se Czerny.
Veja mais...
Humperdinck (1854-1921)
Compositor alemão, notabilizou-se com a ópera João e Maria (1893), obra em estilo wagneriano, com libreto baseado no conto de fadas homônimo, muito popular na alemanha.
Veja mais...