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Bach, C.P.E. (1718-1788)
Foi instrumentista de teclado e compositor de projeção. Desenvolveu formas de sinfonias, concertos e sonatas que influenciaram Haydn, Mozart e Beethoven. Seu Ensaio da verdadeira arte de tocar instrumentos de teclado é um manual básico das técnicas do século XVIII. Foi músico na corte de Frederico, o Grande, e diretor musical em Hamburgo. Veja mais...
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Bach, J.C. (1735-1782)
Compôs numerosos trabalhos orquestrais e de câmara, além de
várias óperas. Teve muito sucesso na Inglaterra, onde passou os
últimos vinte anos de sua vida. Veja mais...
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Bach, J.S. (1685-1750)
É considerado um dos maiores compositores de todos os tempos.
Sua música culminou e enriqueceu a tradição polifônica da música
barroca, e refletiu também as inovações harmônicas que
estavam suplantando a polifonia. Grande mestre da fuga e do
contraponto, J.S.Bach ocupou cargos nas cortes do duque de Weimar
e do príncipe Leopoldo de Cöthen, e foi diretor de música da
igreja de São Tomás em Leipzig. Destacou-se a princípio como
organista e seus trabalhos incluem muitas composições para órgão.
Entre as suas obras para cravo estão O cravo bem temperado
e as Variações de Goldberg. As composições para
solos de violino e de violoncelo e os seis Concertos de
Brandenburgo estão entre as suas obras-primas instrumentais. A
maior parte de seu trabalho é de inpiração religiosa,
particularmente as peças corais. Além de cerca de 200 cantatas,
compôs as famosas Paixão segundo São Mateus, Paixão
segundo São João, Missa em si menor e Oratório
de Natal.
Veja mais...
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Bach, W.F. (1710-1784)
Organista em Dresden e em Halle, deixou algumas composições
atualmente desconhecidas. Veja mais...
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Balakirev (1837-1910)
Compositor nacionalista russo, líder do conhecido Grupo dos
Cinco, integrado também por Borodin, Cui, Mussorgsky e Rimski-Korsakov. Entre as suas obras
contam-se 2 sinfonias, o poema sinfônico Tamar (1867-1882),
e peças para piano, como a fantasia oriental Islamey (1869).
Recolheu muitas canções e temas folclóricos de seu país. Veja mais...
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Bartók (1881-1945)
Compositor húngaro, uma das maiores figuras da música do século
XX. Ensinou piano na academia de Música de Budapeste (1907-1934).
Em 1940 emigrou-se para os EUa. Sua obra herdou muito da
vitalidade melódica e rítmica da música folclórica da Europa
Oriental. Compôs obras-primas como os seis Quartetos para
cordas (1908-1939), Música para cordas, percussão e
celesta (1936) e Concerto para orquestra (1943). Veja mais...
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Beethoven (1770-1827)
Compositor alemão, foi menino prodígio, apresentando-se como
pianista e, aos quatorze anos, tornou-se organista assistente da
capela do eleitor de Bonn. Alguns anos depois, fixou-se em Viena,
tomando lições com Haydn e outros
mestres. Quando tinha aproximadamente trinta anos, começou a
ficar surdo. O compositor morreu sem poder ouvir muitas das suas
obras mais amadurecidas. Seu trabalho costuma ser dividido em três
períodos: a Sonata Patética e a Sinfonia n.º 1
pertencem ao período da mocidade, em que ele ainda estava sob a
influência do estilo rococó de Haydn e Mozart. No período da maturidade, acentuou-se
progressivamente o caráter trágico e melancólico típico do
Romantismo; são desse período a Sinfonia n.º 3 - Eroica,
a Sinfonia n.º 5, o Concerto para piano n.º 5 -
Imperador, e a ópera Fidélio. A última fase, de
um Beethoven já completamente surdo, caracteriza-se por um
romantismo interiorizado e abstrato. Nela se incluem a Sinfonia
n.º 9 - Coral, a Missa Solene e os últimos
quartetos para cordas. Veja mais...
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Bellini (1801-1835)
Compositor de óperas italiano da escola do bel canto.
Obras mais conhecidas: a sonâmbula, Norma (1831)
e O puritano (1835). Veja mais...
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Berg (1885-1935)
Compositor austríaco de música dodecafônica. Discípulo de Schönberg, adotou sua técnica em obras
como a ópera Wozzeck (1925). Veja mais...
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Berlioz (1803-1869)
Compositor francês, filiado ao Romantismo, conhecido por suas
obras dramáticas, algumas escritas para grandes orquestras.
Entre suas composições mais importantes estão as sinfonias Fantástica
(1830), Haroldo na Itália (1834) e Romeu e Julieta
(1839); as óperas a danação de Fausto e Os
troianos (1858) e o oratório a infância de Cristo
(1854). Durante a sua vida, Berlioz teve que ganhar a vida por
meio do jornalismo e como regente. Como escritor, deixou várias
obras, entre elas as noite de orquestra (1852) e Os
grotescos da música (1859). Veja mais...
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Bernstein (1918-1990)
Maestro e compositor norte-americano. Famoso como regente da
Orquestra Filarmônica de Nova Iorque (1958-1969), é autor de várias
obras, entre as quais a sinfonia a era da ansiedade, a
trilha sonora para o filme amor, sublime amor (1957) e
uma missa (1971), que ele mesmo definiu como "peça teatral,
para cantores, instrumentistas e dançarinos". Veja mais...
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Bizet (1838-1875)
Músico francês, tido como uma das maiores expressões do
teatro lírico de sua terra. Obras: Os pescadores de pérolas
(1863), ópera; a arlesiana (1872), música de cena para
um drama de alphonse Daudet, depois suíte para orquestra; Carmen
(1875), ópera. Esta última, um insucesso na época, tornou-se
depois extremamente popular. Veja mais...
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Blow (1649-1708)
Músico inglês, compôs obras vocais religiosas e profanasm e
peças para órgão e para cravo. Sua ópera Vênus e adonis, de
1682, é considerada uma das precursoras da obra de Purcell. Veja mais...
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Boccherini (1743-1805)
Compositor e violoncelista italiano, seus numerosos trabalhos,
entre os quais se destacam o Concerto para violoncelo em ré
maior e o minueto em lá maior, são comparados aos
de seu contemporâneo Haydn. Veja mais...
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Boïto (1842-1918)
Compositor e libretista italiano, é autor de óperas como Mefistofele
(1868) e Nerone (1918), mas ficou mais conhecido como
libretista de Otello e Falstaff, de Verdi, e La gioconda, de Ponchielli. Veja mais...
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Bontempo (1771-1842)
Compositor e pianista português. Fundou, em Lisboa, a
Sociedade Filarmônica (1822) e o Conservatório Nacional (1835).
Sua obra, orientando-se contra a corrente italianista, renovou o
panorama musical português. Deixou sinfonias, sonatas, concertos
como Grande Fantasia para piano forte com acompanhamento
de orquestra, Primeira grande sinfonia, Musica di
ballo. Veja mais...
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Borodin (1833-1887)
Compositor russo, membro do chamado Grupo dos Cinco, com
Balakirev, Cui, Mussorgsky e Rimski-Korsakov. Químico e médico
militar por profissão, compôs algumas obras notáveis,
destacando-se a ópera Príncipe Igor (1864-1887),
sinfonias, canções e música para cordas. Veja mais...
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Boulez (1925)
Compositor e regente francês, desenvolveu as técnicas do
dodecafonismo de seu mestre Leibowitz
e assimilou as principais formas da música contemporânea. Suas
composições mais notáveis são Le marteau sans maitre (1951) e
Pli selon pli (em duas versões: 1954 e 1962), considerada a sua
obra-prima. Veja mais...
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Braga (1868-1945)
Maestro e compositor brasileiro, autor de inúmeras obras,
entre as quais a mais conhecida é o Hino à bandeira.
Entre as suas composições, incluem-se o poema sinfônico Marabá,
Variações sobre um tema brasileiro, a paz, Oração
pela Pátria, Missa de São Francisco Xavier, Missa
de São Sebastião, Te Deum, Stabat Mater. Veja mais...
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Brahms (1833-1897)
Compositor romântico alemão, embora fortemente influenciado
por Beethoven, sua música apresenta
originalidade rítmica própria e grande intensidade emocional,
utilizando formas clássicas. Sua obra, muito extensa, inclui peças
para piano, sinfonias, concertos, composições para coro e vários
lieder. São mais conhecidos Um Requiem alemão
(1868), Variações sobre um tema de Haydn (1875) e Danças
húngaras (1877-1886). Veja mais...
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Britten (1913-1976)
Compositor inglês, suas obras incluem diversas óperas, entre
as quais Peter Grimes (1945), Billy Budd (1951),
a volta do parafuso (1954) e Morte em Veneza (1973).
Entre os seus vários trabalhos instrumentais e corais estão as Variações
sobre um tema de Franck Bridge (1937) e Requiem de
guerra (1962). Veja mais...
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Bruch (1838-1920)
Compositor alemão, autor de obras-primas simples e ricamente
melódicas, entre as quais se destacam o Concerto para
violino em sol menor (1866), as obras corais Frithjof
e Odysseus e a ópera Lorelei (1863). Veja mais...
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Bruckner (1824-1896)
Compositor austríaco, célebre por nove grandiosas sinfonias
e três missas, que o tornaram um legítimo descendente da arte
barroca. A fé católica permeou todos os seus trabalhos. Foi
influenciado por Wagner, a quem admirava
muito e a quem dedicou a Sinfonia n.º 7. Homem simples,
é considerado, juntamente com Mahler,
um dos grandes compositores sinfônicos da última fase romântica. Veja mais...
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Busoni (1866-1924)
Pianista e compositor italo-alemão, entre suas obras se
incluem em extenso concerto para piano com coro (1904) e a ópera
Dr. Fausto (1916-1924). É tido como precursor do
dodecafonismo. Escreveu Ensaio para uma nova estética da
arte musical (1907). Veja mais...
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Buxtehude (1637-1707)
Compositor e organista dinamarquês, uma das maiores expressões
da música do período barroco. Autor de numerosa obra
instrumental e cantada, de grande riqueza polifônica, exerceu
considerável influência sobre J.S.Bach.
a maior parte de sua vida transcorreu na cidade alemã de Lubeck. Veja mais...
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Byrd (1543-1623)
Compositor inglês, um dos mestres da polifonia, em sua época,
um dos fundadores da escola dos virginalistas ingleses. Sua música
coral inclui o Grande Serviço composto para a Igreja
anglicana, 3 missas católico-romanas, alguns motetos, as Canções
sacras e muitos hinos. Escreveu também madrigais e
importantes composições para instrumentos de teclado. Veja mais...
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