índice de compositores - D

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Dallapiccola (1904-1975)
Compositor italiano, um dos principais cultores da música atonal e dodecafônica. Entre suas obras, figuram Michelangelo Buonarroti il Giovanni (1936) e Volo di notte, com texto de Saint-Exupéry (1939). Sua experiência como perseguido pelo fascismo inspirou as composições de protesto Canti di prigionia, com textos de Maria Stuart, Boécio e Savonarola (1941), e a ópera O prisioneiro (1948).
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Debussy (1862-1918)
Compositor francês, cuja influência revolucionária na história da música associa-se ao Impressionismo, na pintura e ao Simbolismo, na poesia. Suas idéias sobre harmonia e suas inovações na orquestraçãoe no uso do piano abriram novos caminhos ao desenvolvimento da música erudita do século XX. Suas obras incluem canções, composições para piano, música de câmara, a ópera Pelléas et Mélisande (1902) e as peças orquestrais Prelúdio a tarde de uma fauna (1892-1894) e O mar (1905).
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Delibes (1836-1891)
Compositor francês, conhecido sobretudo por seus trabalhos no campo da música de dança e das operetas, escritas algumas vezes com Offenbach. É autor dos balés Coppélia (1870) e Sylvia (1876). Sua obra-prima é a ópera Lakmé.
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Delius (1862-1934)
Compositor inglês, famoso por peças orquestrais como Florida (1886-1887) e Brigg fair (1907) e por poemas modulados como Summer night on the river (1911) e Sea drift (1903). Sua ópera mais conhecida é a village Romeu and Juliet (1900-1901).
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Dohnányi (1877-1960)
Pianista, compositor e regente húngaro, influenciado pelo Romantismo alemão, sobretudo por Brahms, realizou viagens pela a Europa, exibindo-se como solista. Foi diretor do conservatório de Budapeste, regente da Orquestra Filarmônica e diretor musical da rádio húngara. Entre suas obras, destacam-se a torre do Voivoda (1922), Missa para coro e orquestra e Ruralia hungarica (1924), para piano e orquestra.
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Donizetti (1797-1848)
Compositor de ópera italiano, influenciado por Rossini, desenvolveu as tradições da ópera séria e da ópera cômica. Entre as principais estão O exílio do amor (1832), Lucia di Lammermoor (1835) e Don Pasquale (1843). Influenciou Verdi.
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Dowland (1563-1626)
Compositor e alaudista inglês, foi alaudista em várias cortes européias; em 1612 foi nomeado alaudista da corte. Compositor famoso por suas fantasias cromáticas, criou numerosas composições para alaúde (Canções ou árias a quatro vozes com tablatura para alaúde, 1596-1603), uma pavana para cinco violas (Lachrymae, 1604), e muitas outras obras.
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Dufay (1397-1474)
Compositor flamengo, o maior de sua época. De estilo expressivo e gracioso, foi um dos mestres do século XV e suas composições exerceram grande influência na música européia. Foi o criador da missa cíclica com variações. Sua obra inclui missas, magnificats, peças litúrgicas e canções.
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Dukas (1865-1935)
Compositor francês, notabilizou-se com o poema sinfônico O aprendiz de feiticeiro (1897), obra baseada no poema homônimo de Goethe. Bastante conhecidos também são a ópera ariana e o Barba-azul (1907), o balé a fada (1912). Compôs ainda sinfonias e obras para piano e violino. Foi também crítico musical e professor de regência e composição.
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Dvorak (1841-1904)
Compositor tcheco que desenvolveu o estilo nacionalista iniciado por Smetana. Sua música, lírica e impregnada do folclore eslavo, começou a ser aplaudida na década de 1870. Sofreu a influência de Brahms e Schubert. Sua obra inclui 9 sinfonias, 10 óperas, concertos, peças para piano, aberturas, poemas sinfônicos, peças coral-sinfônicas e música de câmara. A mais conhecidas são a Sinfonia do Novo Mundo (1983) e as Danças eslavas (1878-1786).
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