|
Dallapiccola (1904-1975)
Compositor italiano, um dos principais cultores da música atonal e dodecafônica. Entre suas obras, figuram Michelangelo Buonarroti il Giovanni (1936) e Volo di notte, com texto de Saint-Exupéry (1939). Sua experiência como perseguido pelo fascismo inspirou as composições de protesto Canti di prigionia, com textos de Maria Stuart, Boécio e Savonarola (1941), e a ópera O prisioneiro (1948).
Veja mais...
|
|
Debussy (1862-1918)
Compositor francês, cuja influência
revolucionária na história da música associa-se ao
Impressionismo, na pintura e ao Simbolismo, na poesia. Suas idéias
sobre harmonia e suas inovações na orquestraçãoe no uso do
piano abriram novos caminhos ao desenvolvimento da música
erudita do século XX. Suas obras incluem canções, composições
para piano, música de câmara, a ópera Pelléas et Mélisande
(1902) e as peças orquestrais Prelúdio a tarde de uma fauna
(1892-1894) e O mar (1905).
Veja mais...
|
|
Delibes (1836-1891)
Compositor francês, conhecido
sobretudo por seus trabalhos no campo da música de dança e das
operetas, escritas algumas vezes com Offenbach.
É autor dos balés Coppélia (1870) e Sylvia (1876).
Sua obra-prima é a ópera Lakmé.
Veja mais...
|
|
Delius (1862-1934)
Compositor inglês, famoso por peças
orquestrais como Florida (1886-1887) e Brigg fair
(1907) e por poemas modulados como Summer night on the
river (1911) e Sea drift (1903). Sua ópera mais
conhecida é a village Romeu and Juliet (1900-1901).
Veja mais...
|
|
Dohnányi (1877-1960)
Pianista, compositor e regente húngaro,
influenciado pelo Romantismo alemão, sobretudo por Brahms, realizou viagens pela a Europa,
exibindo-se como solista. Foi diretor do conservatório de
Budapeste, regente da Orquestra Filarmônica e diretor musical da
rádio húngara. Entre suas obras, destacam-se a torre do
Voivoda (1922), Missa para coro e orquestra e Ruralia
hungarica (1924), para piano e orquestra.
Veja mais...
|
|
Donizetti (1797-1848)
Compositor de ópera italiano,
influenciado por Rossini, desenvolveu
as tradições da ópera séria e da ópera cômica. Entre as
principais estão O exílio do amor (1832), Lucia di
Lammermoor (1835) e Don Pasquale (1843).
Influenciou Verdi.
Veja mais...
|
|
Dowland (1563-1626)
Compositor e alaudista inglês,
foi alaudista em várias cortes européias; em 1612 foi nomeado
alaudista da corte. Compositor famoso por suas fantasias cromáticas,
criou numerosas composições para alaúde (Canções ou árias
a quatro vozes com tablatura para alaúde, 1596-1603), uma
pavana para cinco violas (Lachrymae, 1604), e muitas
outras obras.
Veja mais...
|
|
Dufay (1397-1474)
Compositor flamengo, o maior de sua
época. De estilo expressivo e gracioso, foi um dos mestres do século
XV e suas composições exerceram grande influência na música
européia. Foi o criador da missa cíclica com variações. Sua
obra inclui missas, magnificats, peças litúrgicas e canções.
Veja mais...
|
|
Dukas (1865-1935)
Compositor francês, notabilizou-se
com o poema sinfônico O aprendiz de feiticeiro (1897),
obra baseada no poema homônimo de Goethe. Bastante conhecidos
também são a ópera ariana e o Barba-azul (1907), o
balé a fada (1912). Compôs ainda sinfonias e obras
para piano e violino. Foi também crítico musical e professor de
regência e composição.
Veja mais...
|
|
Dvorak (1841-1904)
Compositor tcheco que desenvolveu o
estilo nacionalista iniciado por Smetana.
Sua música, lírica e impregnada do folclore eslavo, começou a
ser aplaudida na década de 1870. Sofreu a influência de Brahms e Schubert.
Sua obra inclui 9 sinfonias, 10 óperas, concertos, peças para
piano, aberturas, poemas sinfônicos, peças coral-sinfônicas e
música de câmara. A mais conhecidas são a Sinfonia do Novo
Mundo (1983) e as Danças eslavas (1878-1786).
Veja mais...
|
| |